Friday 9 February 2018

Moving average weight loss


Happy Scale: Weight Loss Tracker, previsões, gráfico de tendências, perda de gordura treinador, dieta Diário gráfico amp Gráfico Dieting é bastante difícil. Mas quando você trabalha duro, pula na escala, e vê um número thats mais alto do que ontem Bem, isso é apenas não justo Seu tempo para domar a escala Happy Scale suaviza os seus pesos de escala diária para prever a sua verdadeira perda de peso. VEJA SEU VERDADEIRO PROGRESSO: Happy Scale usa matemática sofisticada para aprender a verdadeira tendência do seu progresso. Você pode ver o que você está realmente perdendo cada semana. NÃO MAIS PLATEAUS: Use as opções de rastreamento do progresso médio móvel para ver o progresso constante a cada dia. LENTO E STEADY VENCE A RAÇA: Tem muito a perder. Quebre seu objetivo de perda de peso em metas pequenas e incrementais para que você possa se concentrar no curto prazo, Metas O SUPLEMENTO PERFEITO: Use este aplicativo em conjunto com outros aplicativos populares. As entradas de peso podem ser importadas automaticamente de aplicativos que suportam a exportação para o aplicativo Apple Health e a Happy Scale exportará todos os seus pesos para a Apple Health para que outros aplicativos possam vê-los. IMAGINE SEU SUCESSO: Veja as previsões sobre o que você pesará no futuro, se você manter suas tendências atuais, e definir metas de compromisso para si mesmo TRABALHOS EM TODOS OS SEUS DISPOSITIVOS: Sincronização perfeita entre seu iPhone e iPad Assim, suas dietas anteriores falharam porque você perdeu Motivação Tente Happy Scale hoje e junte-se a milhares de usuários que usam este aplicativo para TAME THE SCALE O que há de novo na versão 4.4.2 Oi Esta é uma liberação de correção de bug. Eu tenho rastreado um problema em que a sincronização do HealthKit não é confiável, e eu acho que finalmente descobri. Se você ainda está tendo problemas de sincronização do HealthKit, entre em contato comigo. Seu cartão de relatório mais cedo mostrará agora a quantidade de peso perdido no período. Anteriormente, o primeiro cartão não incluiria uma nota sobre quanto peso foi perdido, porque não havia nenhum cartão anterior para comparar. Algumas correções de colisão raras (Para usuários que acabaram de iniciar) Se você estiver nos primeiros dias de usar o aplicativo, poderá ver seus valores de média móvel mudar. Nos primeiros dias, eu costumava inicializar sua inércia média móvel com a taxa que você cometeu a perder. Isso era estranho porque você poderia comprometer-se a perder 1 quilo por semana, e no dia 2 diria que sua média móvel desceu mesmo se você registrou o mesmo peso que o dia 1. Para corrigi-lo, agora eu uso um método de média diferente no Primeiros dias thats baseado unicamente em sua pesagem-ins. Id amor se você poderia deixar um comentário ou atualizar um comentário anterior (eles reset com cada liberação). Screenshots Ideal para mim Poderia ser para você por ADS SÃO ANNNOYING Eu não me lembro o que eu paguei por isso MAS. Depois de usá-lo para os últimos 2 meses eu definitivamente recomendo. A parte gráfica da tela principal que exibe meus pesos passados ​​como pontos em torno da média móvel, bem como muitas das outras formas de comunicar ovate meu progresso geral está em uma palavra. Maravilhoso. É verdade que nos últimos 60 dias perdi em geral, perdi 9 libras. Claro que meu peso flutuava para cima e para baixo. Embora com este programa eu pudesse ver que eu estava firmemente quotmovingquot a direção correta. A melhor parte sobre isso para mim É que eu não acho ameaçador para interagir com ele. Pensar culpa e outras emoções associadas em torno da perda de peso. É uma escala muito feliz -). Posso sugerir. Espero o melhor para você. Funciona como um encanto. Atualização: Eu tenho usado este aplicativo há seis meses e ainda amo isso. Eu uso-o para ajustar a minha ingestão de alimentos / sódio, dependendo das minhas flutuações de peso diário. Eu adoro usar esse aplicativo. Eu me pesar diariamente e costumava ficar chateado com as flutuações diárias da escala, embora eu sei que é normal e natural. Com este aplicativo, eu posso ver a espiral descendente geral do meu peso, apesar das variações diárias. Isso ajuda a manter-me feliz e focado em meus objetivos. Eu também aprecio o recurso mini-milestone. Novamente, alcançar esses mini objetivos mantém você motivado. Este aplicativo mostra o usuário o seu progresso em um fácil de usar, de forma intuitiva. Obrigado por uma ferramenta maravilhosa. A Taxa w / only 1 Flaw Eu tenho usado este app por dois anos agora. É um ótimo para mostrar-lhe uma excesso de peso PRECISO horas extras. Mesmo se você pular um dia ou assim que você será capaz de ver a sua perda de peso global em semanas, meses e anos amp. Esta é uma ferramenta de reforço visual altamente positivo para dias suas flutuações naturais do corpo. Minha única queixa é que meus dados antigos não foram transferidos com o meu novo telefone. Eu não tive que recomprar o app etc. Mas todos meus dados para o 18mos antes de meu telefone atual foram perdidos. Não é o fim dos mundos, mas definitivamente decepcionante perder essa motivação. Como um exemplo da SMA, considere uma garantia com os seguintes preços de fechamento em 15 dias: Semana 1 (5 dias) 20, 22, 24, 25, 23 Semana 2 (5 dias) 26, 28, 26, 29, 27 Semana 3 (5 dias) 28, 30, 27, 29, 28 Um MA de 10 dias seria a média dos preços de fechamento para os primeiros 10 dias como os primeiros dados ponto. O ponto de dados seguinte iria cair o preço mais antigo, adicionar o preço no dia 11 e tomar a média, e assim por diante, como mostrado abaixo. Conforme mencionado anteriormente, MAs atraso ação preço atual, porque eles são baseados em preços passados ​​quanto maior for o período de tempo para o MA, maior o atraso. Assim, um MA de 200 dias terá um grau muito maior de atraso do que um MA de 20 dias porque contém preços nos últimos 200 dias. A duração da MA a ser utilizada depende dos objetivos de negociação, com MAs mais curtos usados ​​para negociação de curto prazo e MAs de longo prazo mais adequados para investidores de longo prazo. O MA de 200 dias é amplamente seguido por investidores e comerciantes, com quebras acima e abaixo desta média móvel considerada como sinais comerciais importantes. MAs também transmitir sinais comerciais importantes por conta própria, ou quando duas médias se cruzam. Um aumento MA indica que a segurança está em uma tendência de alta. Enquanto um declínio MA indica que ele está em uma tendência de baixa. Da mesma forma, o impulso ascendente é confirmado com um crossover de alta. Que ocorre quando um MA de curto prazo cruza acima de um MA de longo prazo. Momento descendente é confirmado com um crossover de baixa, que ocorre quando um MA de curto prazo cruza abaixo de uma MA. Moving Médias mais longo prazo aplicada à perda de peso Desde I8217m tal fã de médias móveis para investir / negociação Eu pensei que este post sobre o Google 15 foi muito legal. O 8220Google 158221 é um widget / gadget que você pode adicionar à sua Homepage do Google para ajudá-lo a perder (ou ganhar) peso. Eu gosto de como eles usam médias móveis para ajudar as pessoas a permanecer na tendência (ênfase é minha): O Google 15 incentiva você a entrar na escala todos os dias, calculando uma média móvel do seu peso diário. Nós então traçar esta média ao lado de seu peso diário da escala e de um peso do objetivo que você set8211this dá-lhe uma idéia melhor de sua tendência do peso mascarando a maioria do dia ao ruído do dia que variações no peso da água introduz. Se você já tentou perder peso, você experimentou, sem dúvida, a emoção de ficar na escala para ver que você 8220lost8221 dois quilos desde ontem. Infelizmente, isso tende a ser seguido pela depressão que você ganhou três libras no dia seguinte. Como resultado, a maioria das pessoas cultiva um medo irracional (mas muito real) de sua escala e só sobe para obter feedback sobre seus esforços de perda de peso a cada semana ou dois. Seu peso exato da escala isn8217t realmente importante contanto que 8282s 8220ahead8221 da tendência you8217re que aponta para. Se você está tentando perder peso, você quer que o peso da sua escala diária esteja abaixo de sua média móvel. Concentre-se no seu peso médio móvel, não no peso da sua escala. No exemplo à direita, observe que em 4/10 parece Usuário 8220gained8221 três libras de acordo com o peso da escala, mas a média móvel apenas nivelado para fora. Mas isso não é motivo para pânico. O peso do dia seguinte continuou a tendência descendente. Naturalmente, o grande segredo que você nunca ouve é que a parte mais difícil de perder peso é manter o peso fora uma vez que você perdeu. O Google 15 geralmente considera que você está na meta, enquanto o seu peso médio móvel permanece dentro de 2,5 quilos de seu peso meta. Então don8217t parar de usá-lo uma vez you8217ve fez o seu objetivo weight8211enter seu peso todos os dias e ele vai lhe dar um aviso prévio se você começar a embalar as libras Eu uso frequentemente um exemplo imobiliário ao tentar explicar médias móveis para as pessoas 8212 8220think de comprar Uma casa em um bairro em que o preço médio casa tem sido dropping82308221 8212, mas eu gosto dessa analogia também. Tudo o que eu negrito acima se relaciona diretamente com o investimento. You8217ll tem todos os tipos de flutuações, mas enquanto seu estoque permanece no lado correto da média móvel não há necessidade de pânico. Claro, no exemplo acima, se uma ação era o seu peso you8217d ser short8230 apostando que o estoque estava indo para cair e, portanto, you8217d quer que ele fique sob a média móvel decrescente. ComentáriosCherie Nixon. Crossfit alimentos integrais o meu mais saudável sempre Sua freqüência de pesar ideal depende de uma série de coisas: seus hábitos alimentares e variabilidade sua tolerância para não-gordura relacionadas com a variabilidade de peso (água, músculos, alimentos) a sua psicologia - Pesando-se todo o tempo Ajudá-lo a permanecer na pista Isso ajuda a mantê-lo motivado, ou você acha desanimador, por vezes, a sua consciência do corpo - Quão de perto você precisa para vê-lo Você tem uma tendência a comer demais até que você percebe de repente you039re ganhar peso De repente Ganho de gordura às vezes sem entender por que sua atitude - É o número na escala tão importante, ou você pode torná-lo mais sobre a saúde global - alimentação saudável, hábitos de vida saudáveis, exercício, etc A melhor hora do dia para pesar-se para a variabilidade mínima é Primeira coisa na manhã, assim que você se levantar. Isto é geralmente quando você vai pesar o mínimo e variar o least. But seu peso pode variar para uma série de outras razões não relacionadas com a perda de gordura ou ganho. Eu observei que meu peso pode subir ou descer por 3 ou 4 lbs durante a noite (peso da água) apenas com base na proporção de carboidratos que eu comi no dia anterior. Quando eu comer baixo carb, eu reter menos água, então a escala mostra um número de luz agradável. Quando eu comer mais carboidratos, meu peso subitamente dispara alguns quilos. Isso usado para assustar a porcaria fora de mim até que eu percebi que era o peso da água com base no meu balanço recente macronutrientes. Seu peso também pode variar dia a dia se você tiver uma tendência a comer grandes alguns dias, e quase nada outros dias, ou Se você comer jantar cedo alguns dias e tarde da noite outros dias. Psicologia e tolerância para a variabilidade Quando o seu peso varia de forma inconsistente, como você reage Se o número é de repente mais alto, você freak out e ficar desanimado, ou você entende que não pode ser fat-related Se it039s subitamente inferior, você Sabotar o seu sucesso por quotrewardingquot-se com alimentos Você tem um pouco de uma compreensão de quando e por que seu corpo tende a balançar para cima ou para baixo no peso, não relacionados à perda de gordura ou ganho Se você está trabalhando fora, você permitir o ganho muscular e assistir a O tônus ​​muscular e as polegadas perdidas ou você apenas observa a balança sozinha Pesando-se muitas vezes ajuda a mantê-lo motivado e no caminho certo Ou você acha frustrante ou confuso Metabolismo e consciência corporal Você às vezes perde a pista de quanto você come, ou O que você está comendo e descobrir que, enquanto você weren039t prestando atenção you039ve ganhou peso de gordura Você às vezes ganho de peso de gordura sem entender o porquê Condições para infrequent weigh-ins Se você pode ficar focado em ser tão saudável quanto possível e permanecer no caminho com seus objetivos globais , Então pode ser melhor ficar longe da escala por algum tempo, e acompanhar o seu progresso de saúde de outras maneiras. Energia, saúde da pele, dor nas articulações reduzida, força melhorada, capacidade cardio melhorada, melhora do tônus ​​muscular, roupas mais leves, etc. Condições para pesagens mais freqüentes Se você tende a perder o controle de como você está fazendo e às vezes ganha gordura quando pára Prestando atenção, então você provavelmente precisará pesar com mais freqüência. O mesmo vale para se você tende a perder a motivação quando você pensa sobre isso menos, mas se sentir motivado novamente, seguindo o seu progresso com mais freqüência do que medindo polegadas permite. Se você pesa-se todos os dias, lembre-se de permitir não-gordura relacionadas com flutuações. Você vai flutuar menos por ser consistente com seus hábitos alimentares em termos de equilíbrio de macronutrientes e tempos de comer, e com o seu tempo de sono e duração. Se você cair na última categoria e tendem a ser mais bem sucedido pelo rastreamento de coisas mais de perto, então eu também recomendaria manter um diário alimentar detalhada. Um jornal de alimentos traz à luz seus hábitos alimentares, e pode ajudá-lo a descobrir o que funciona melhor para você. Pelo que você escreveu nos detalhes da pergunta, parece que diariamente é muitas vezes para você. Então pense sobre as perguntas acima a considerar, e descobrir o que funciona melhor para você. Algumas vezes por semana Uma vez por semana Uma vez a cada duas semanas Uma vez por mês Boa sorte, deixe-nos saber como ele vai E obrigado pela A2A 4k Vistas middot Ver Upvotes middot Não é para reprodução middot Resposta solicitada por 1 pessoaMatt Haughey em dicas Julho 1, 2009 Perda de peso dicas para geeks I39m metade de uma grande aposta e eu só pesou em um pouco mais de 210 quilos esta manhã, à direita na programação para ganhar a minha aposta. Começar para baixo a 220lbs de 230 no começo do ano era fácil, mas o descanso das libras era muito mais duro. I39m agora em uma raia de perda de peso muito boa de um par de libras por semana sem fim à vista. Diferentes coisas funcionam para diferentes pessoas, mas eu pensei que eu compartilharia o que funcionou para mim na esperança de que talvez uma ou mais dessas dicas vão ajudar a sua própria perda de peso também. Leia a dieta dos hackers Um bom ponto de partida é a leitura da Bíblia para perda de peso geek: The Hacker39s Diet. É um livro simples e gratuito que você pode obter uma cópia on-line e ler em quase qualquer dispositivo. It39s material bastante básico, falando sobre como o alimento é igual a calorias iguais libras e como contar e conter calorias durante o exercício para aumentar o seu déficit calórico. O livro faz um grande trabalho de estabelecer uma abordagem de engenharia simples que doesn39t preocupação com os alimentos que você come ou como você prepará-los ou até mesmo o exercício que você escolher fazer, é tudo simples matemática sobre como fazer pequenas mudanças para perder um Libra ou dois por semana para cumprir sua meta e manter seu peso ideal. A única desvantagem do livro é que ele foi escrito há muito tempo e você deve ignorar todas as menções de planilhas e as screenshots do início do Excel rodando no Windows 3.1, porque felizmente existem aplicativos do iPhone e aplicativos on-line que podem acompanhar os seus dados muito facil. Pesar-se todos os dias, usar uma média móvel para analisá-lo ouvi muitas vezes em muitos lugares que você shouldn39t viver e morrer simplesmente pela escala e que você deve em vez traçar o seu peso diário em uma curva média que suaviza as flutuações diárias em peso . Eu nunca tive a paciência de fazer isso até recentemente, mas agora que eu tenho eu entendo plenamente os benefícios. Também é importante limitar suas variáveis ​​tomando o seu peso em torno da mesma hora todos os dias, com a mesma escala, em condições semelhantes. Eu faço isso todas as manhãs logo depois de me levantar. Eu costumo fazer xixi, despi-me completamente e pego meu peso. Eu tenho feito isso por quase um ano e eu costumava ficar deprimido facilmente se eu acaso atirar alguns 10s de uma libra um dia. Não foi até que eu comutei para uma média móvel que eu comecei a ver a luz. Demora um par de semanas para obter pontos de dados suficientes, mas confie em mim que vale a pena. Há muitas explicações de por que um iria usar uma média móvel, mas I39ll apenas dizer que cobre suas tendências de peso e diminui as flutuações diárias. Isto significa que se você largar 0,1 quilos por dia durante uma semana, em seguida, uma manhã você pesa em uma libra cheia mais pesado do que o dia anterior, sua semana inteira wasn39t tiro naquela manhã, porque you39d ainda tende para baixo. Se você furar a seus planos você verá frequentemente o peso continuar a ir para baixo mesmo com o soluço ocasional. Depois de experimentar várias ferramentas on-line e aplicativos, eu gosto de physicsdiet o melhor. Dá um gráfico agradável da história e você pode usar o verde-meios-bom básico, rosa-significa-mau para continuar exercitar e prestar atenção a o que você come. Às vezes pode ser frustrante se você de repente perder alguns quilos e sua média móvel ainda lê um quilo ou dois mais alto do que a escala diz, mas ter uma média lenta tem feito maravilhas para a minha felicidade a cada dia. Uma tendência de perda de peso média remove muita emoção das pesagens diárias, de uma boa maneira. Prática de comer consciente Quando eu comecei a tentar perder peso eu bati um platô no início. Eu estava fazendo mais exercício, mas eu não estava perdendo peso durante meses e não foi até que eu percebi que eu estava comendo refeições maiores para contrariar o exercício que eu resolvi o problema do planalto. Ser consciente de seu comer para mim significa algumas coisas. Em primeiro lugar, eu tento ter pequenos jantares, no início da noite. Em segundo lugar, em cada refeição e especialmente jantar eu parar a cada poucos minutos enquanto comer e tomar uma avaliação rápida de quão cheio eu estou sentindo. No passado, Iveve muito bem a apenas shoveled alimentos em minha boca até uma placa foi aclarado, mas agora I freqüentemente little luz jantares com 14 horas ou antes café-da-manhã do dia seguinte, que realmente ajuda lower meu diária calorias. Outra dica rápida veio de algum lugar profundo em Ask MetaFilter. Se você for apresentado com alguma refeição grande, comida rica, ou sobremesa de vista incrível, pergunte-se se você vai se lembrar de duas semanas a partir de agora. Se a resposta for sim, por todos os meios vá em frente e comê-lo e apreciá-lo e pensar em como maravilhoso foi semanas a partir de agora. Se a resposta for não, coloque o garfo para baixo e vá fazer outra coisa. Escolher um exercício que doesn39t sente como o trabalho Eu sei que um monte de amigos que fizeram o Body for Life coisa me disseram para não apenas tentar uma dieta e não apenas tentar um treino, mas mudar sua agenda permanentemente para que você possa fazer coisas saudáveis ​​para sempre E é verdade. Minha grande vitória sobre a perda de peso foi aumentar o meu exercício, mas fazê-lo com uma atividade que eu adoro fazer (ciclismo). Portanto, não era uma tarefa para aumentar minhas milhas semanais em uma bicicleta, era uma chance de passar mais tempo fazendo algo que eu amava. Mesmo se você odeia ginásios, odeio trabalhar fora, odeio correr, odeio ciclismo, e odeio saltar corda, você tem que encontrar algo físico que você ama fazer, a fim de fazê-lo funcionar. Uma vez que você encontrar esse exercício abraçá-lo e usar o entusiasmo para ajudar a queimar algumas calorias extras. Total I39m realmente feliz com meus 20lbs perdido desde cedo este ano e I39m que olha para a frente a perder outros 15lbs mais antes que eu tente estabilizar meu peso abaixo de 200lbs. Muita coisa se resume ao autocontrole 8212 há tantas oportunidades todos os dias para se divertir em bagels de escritório grátis, bebidas de café de alta caloria e sobremesas ricas que muitas vezes é difícil dizer não, mas com bons comentários e alguns objetivos claros Torna muito mais fácil dizer não. Como um cara atarracado curto, eu odeio BMI. I8217m excesso de peso, mas BMI diz que eu tenho que perder 1 / 3rd da minha massa corporal para atingir o intervalo saudável. I8217m bastante certeza I8217m mais como 25 libras acima do peso de 60. Diferente do seu uso de IMC, I8217m realmente desfrutando WiiFit. Eu tento não endossar os brinquedos novos para a perda do peso, mas divertimento de it8217s e educacional em uma maneira que o outro hasn8217t do material foi para mim. E Nike para o exercício aeróbio. Uma dica vital para muitos geeks tentando perder peso é quebrar a adição de SODA. Se você é um geek estereotipado de computador que tem uma caneca cheia de Coca-Cola em sua mesa ou carrega uma garrafa de Mountain Dew com ele em um suporte de tecnologia em outro lugar do prédio, você provavelmente está recebendo uma grande porcentagem de calorias dela. Como quebrar qualquer vício, it8217s difícil por um tempo, mas se você pode com êxito fazer o interruptor para a água, you8217ll dar um grande passo para alcançar seu objetivo de peso. Meu ganho pessoal foi feito quando combinei meu jogo de vídeo e uma bicicleta de exercício. Eu pensei que era bobagem ficar sentada lá quando eu poderia estar fazendo algo construtivo. Eu tenho a minha primeira bicicleta livre através da lista local Freecycle, e mais tarde atualizado para 30 via Craigslist. I8217d levantar-se de manhã e jogar por uma ou duas horas e passeio, passeio mais nos fins de semana, e às vezes à noite. Eu parei de me sentir culpado por jogar videogames, porque eu estava realmente se exercitando e só aconteceu de estar jogando ao mesmo tempo. Fazendo isso, eu perdi 30 quilos em um par de meses (a partir de 185 que estava acima do peso para a minha altura) e têm mantido desde então. Eu provavelmente poderia fazer melhor se eu mudasse minha dieta, mas agora eu não preciso. O único problema é que o bom equipamento fica caro, eo material barato vai mal muito rapidamente com o uso que eu estava saindo. Até agora, entretanto, I8217ve começado afastado com duas bicicletas livres do exercício e um 30 um e apenas uma graxa pequena do cotovelo para mantê-los por muito tempo como possível. Então, eu devo uma grande parte da minha perda de peso para GTA IV Eu gosto do aplicativo para iPhone de Livestrong 8212 o site em si tem um monte de anúncios / 8221advice8221 etc e de alguma forma está conectado com Lance Armstrong, mas sua placa diária tem um banco de dados muito grande. Ele exporta se você quiser, também, e pode acompanhar o exercício. Uma característica que eu gosto é que se você comer algo freqüentemente você pode adicionar o seu próprio 8220meals8221 (que pode ser qualquer grupo de alimentos) e adicioná-los facilmente ao seu diário log a qualquer momento você comê-los depois disso. Um site I8217m surpreendido ao não ver mencionado é SparkPeople (sparkpeople). Ele tem um grande logger de alimentos e fitness tracker, e pode sugerir exercícios para você. O que eu mais gosto neste site é seu grande banco de dados de artigos informativos e motivacionais 8211 assim qualquer momento I8217m sentindo menos-que-entusiasmado sobre o exercício (que é freqüentemente), eu li alguns artigos lá e obter disparado novamente. Este site pode não ser tão export-friendly como você precisa, embora YMMV. Instalar Lose It Amazing iphone app na loja de aplicativos. mudou minha vida. Para baixo 50 libras desde janeiro. Idéia fantástica usando W-A Muito engenhoso. Sopra minha mente as pessoas ainda tentam perder peso sem atkins. Eu deixei cair 35 libras em aproximadamente 6 semanas e tive mais energia do que eu tive em minha vida. Eu parei a dieta completamente por Thanksgiving, e me levou cerca de 4 meses para ganhar 10 lbs. De volta, só porque a dieta forçou meu corpo a pensar que eu estava recheado toda vez que eu comia alguns carboidratos, então eu comi muito pouco em comparação com a vida antes da dieta. Eu também perdi esse peso sem fazer qualquer exercício, a menos que você digitar digitando e mouse gestos Eu sei que as pessoas que afirmam sofrer problemas de saúde ou não muito solto peso que rápido, mas todos I8217ve conversou com foi inadvertidamente não fazer a dieta direita, blatently batota , Ou não tomar o direito vitamens. A única vez que suga e realmente faz você se sentir mal são as duas primeiras semanas, enquanto você quebrar seu vício em carboidratos. A cada um seu próprio eu acho, eu gosto de tomar o fasttrack sem exercício. Comentários estão fechados.

No comments:

Post a Comment